Brasil: Era só que faltava. Genoino vai assumir vaga na Câmara em janeiro.

Mesmo condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do processo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente do PT José Genoino (SP) deverá ser chamado pela Câmara para ocupar uma vaga de deputado a partir de janeiro.

Compartilhar – Denise Madueño (Agência Estada)- Tribuna da Imprensa – Julgamento – Horas depois – terça-feira, 30 de outubro de 2012 | 20:12

Genoino é um dos suplentes a ser beneficiado com a dança das cadeiras conduzida pelas urnas.

No primeiro e segundo turnos, 25 deputados foram eleitos prefeitos e deixarão a Câmara para assumir seus mandatos, abrindo vagas nas bancadas. Cem deputados, considerando suplentes e titulares, se candidataram nestas eleições.

“Vão ter de me engolir…”

No PT, além de Genoino, o ex-deputado e ex-ministro Nilmário Miranda (MG) e outros três suplentes poderão assumir os mandatos. No saldo geral, o PT elegeu dois deputados: Gilmar Machado, prefeito de Uberlândia; e Carlinhos Almeida, prefeito de São José dos Campos. Mas a bancada será beneficiada com cinco suplentes, que ocuparão vagas deixadas por deputados de outros partidos.

O preenchimento de vagas na Câmara segue a ordem da lista dos deputados eleitos e suplentes da coligação e não de um único partido. O PT assumirá mandatos que eram exercidos por deputados do PMDB e do PSB. O quadro geral ainda não é considerado oficial pela Câmara, porque está sujeito à movimentação dos parlamentares. Deputados que exercem cargos de ministros ou de secretários estaduais ou municipais, por exemplo, podem reassumir os mandatos e alterar o cenário.

Segundo suplente da coligação do PT em São Paulo, Genoino só perderá a chance de assumir, por exemplo, na eventualidade de o ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), deixar a pasta e reassumir seu mandato de titular na Câmara. Atualmente, o PT tem 86 deputados, mas a bancada poderá somar 89 deputados, o saldo mais positivo desta mudança.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Genoíno vai mesmo assumir como deputado. O Supremo vai demorar seis meses só para publicar o acórdão (texto da sentença) do mensalão, vejam só como a Justiça brasileirá é célere. Depois, os advogados dos réus apresentam os embargos de declaração etc. e tal.

Traduzindo: Genoíno pode ficar um ano e meio tranquilamente na Câmara, tirando uma onda de deputado federal, antes de ser conduzido à penitenciária da Papuda, em Brasília.

O ex-governador Francelino Pereira insistiria: “Que país é esse?”. E o cantor Renato Russo, que imortalizou a pergunta dele, responderia: “É um país que não pode ser levado a sério…” (C. N.)

Denise Madueño (Agência Estado

Tribuna da Imprensa

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s