Brasil: Argentino seqüestrado em Passo Fundo reforça as provas de que Estado participou da Operação Condor

Nilson Mariano – Zero Hora – Compartilhar

Episódio ocorreu em setembro de 1978, quando ditaduras militares do Cone Sul colaboravam entre si. Carlos Alfredo Claret esteve em Porto Alegre nesta segunda-feira e revelou detalhes do seqüestro.

Um episódio oculto por mais de três décadas robustece as provas já existentes de que o Rio Grande do Sul participou da Operação Condor, a aliança secreta entre as ditaduras militares do Cone Sul para perseguir opositores políticos além das fronteiras.

 Em 12 de setembro de 1978, o argentino Carlos Alfredo Claret foi seqüestrado quando morava em Passo Fundo, no Planalto Médio, sob suspeita de ser um militante de esquerda refugiado no Brasil.

Na tarde desta segunda-feira, Claret, hoje com 64 anos, revelou detalhes do seqüestro na sede do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), em Porto Alegre.

Contou que foi levado de Passo Fundo à Polícia Federal da Capital, onde sofreu pressões e torturas com choques elétricos, nos pés e nos braços. Queriam que informasse contatos com subversivos, os quais desconhecia.

Claret abandonara a Argentina, onde era professor universitário e engenheiro, logo depois do golpe militar de 1976. Acreditou que poderia viver e trabalhar no Brasil, com a mulher e os dois filhos, mas se enganou.

Escapou de ser remetido às prisões da Argentina, obtendo exílio na Suécia, graças à atuação de defensores dos direitos humanos como dom Paulo Evaristo Arns, Guy Prim e Jair Krischke, fundador do MJDH.

O caso de Claret junta-se a outros seqüestros ocorridos no Estado. Em 1978, foram apanhados os uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Díaz, em Porto Alegre. Dois anos depois, foram capturados por agentes da Operação Condor os argentinos Jorge Adur e Lorenzo Ismael Viñas, no cruzamento Paso de los Libres-Uruguaiana. Adur e Lorenzo desapareceram na Argentina, depois de serem torturados e mortos.

Compartilhar – Nilson Mariano – nilson.mariano@zerohora.com.br – Zero Hora – Operação Condor – 10/12/2012 | 18h23

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s