Brasil: Genoino assume hoje na Câmara, prevendo que vai demorar um ano até ser cassado

Carlos Newton – Tribuna da Imprensa – Compartilhar

Apesar de estar condenado a seis anos e 11 meses de prisão, o ex-presidente do PT José Genoino decidiu assumir hoje o mandato de deputado federal, como primeiro suplente da bancada paulista. Genoino esteve nesta quarta-feira (2) na Câmara, onde entregou os documentos necessários para tomar posse como deputado federal.

 Segundo reportagem da Folha de São Paulo, assinada por Catia Sebra, Erich Decat e Felipe Seligman, Genoino tem expectativa de permanecer no mínimo um ano no cargo. Ele fez a previsão a petistas em meio às confraternizações de fim de ano.

Como se sabe, o Supremo decidiu aplicar as punições apenas quando o caso transitar em julgado. Para que isso ocorra, o tribunal terá de publicar o acórdão (resumo da decisão) e, depois, julgar todos os recursos possíveis. Talvez dure até mais de um ano.

Genoino teve 92.362 votos em 2010 e hoje é o primeiro suplente do PT de São Paulo. Ele garantiu sua vaga com a eleição do ex-deputado Carlinhos Almeida para a Prefeitura de São José dos Campos (SP).

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), tinha marcado para quarta-feira a posse dos suplentes que ocuparão as cadeiras dos deputados que se elegeram prefeitos. Mas o encarregado da diplomação, Eduardo Gomes (PSDB-TO), programou a solenidade para as 15h de amanhã.

Por fim, como Genoino foi condenado a uma pena inferior a oito anos, sua punição será cumprida de início em regime semiaberto, tendo de dormir na prisão. Quanto à cassação do mandato, disso o Supremo não abre mão.

Compartilhar – Carlos Newton – Tribuna da Imprensa – quarta-feira, 02 de janeiro de 2013 – 21:18

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s