Brasil: Ondas gigantes provocam caos em Fernando de Noronha

Várias embarcações e duas barracas ficaram danificadas. Não há registros de feridos

Redação – Jornal do Comércio PE. – Compartilhar

Moradores de Fernando de Noronha passaram por um susto na noite de ontem. Grandes ondas geradas por um swell, fenômemo gerado por ventos no oceano e que é comum nesta época do ano no arquipélago, atingiu o Porto de Santo Antônio, por volta das 19h desta terça-feira (15), e destruiu duas barracas e cerca de dez embarcações que estavam na costa.

Após o incidente, dois tratores afastaram as embarcações da beira da praia para evitar que novas ondas gigantes causassem mais danos.

A Polícia Militar isolou a área em que o incidente ocorreu. O Corpo de Bombeiros, moradores da região e proprietários dos barcos ajudaram a pôr ordem no caos instalado no porto com a passagem da onda.

A ação da administração, porém, não acalmou os ânimos na ilha.

Ondas de até cinco metros de altura eram esperadas para as 3h desta quarta-feira (16), no que seria o auge do swell, quando a maré voltaria a subir. Apesar dos estragos causados nos barcos e barracas, não há registros de feridos nem danos à estrutura do Porto de Santo Antônio.

O administrador geral de Fernando de Noronha, Romeu Baptista, informou que os danos foram apenas materiais. Segundo ele, a reforma realizada no porto, há um ano e meio, quando foi reforçado e ampliado o molhe, barreira de pedras para contenção do mar, resistiu ao fenômeno natural.

“Os barcos estavam na areia e, quando as ondas vieram, eles foram jogados uns contra os outros. A intensidade deste swell foi a maior resgistrada nos últimos dois anos, mas a obra resistiu bem”, afirmou o administrador.

Compartilhar – Redação – Jornal do Comércio PE – Fernando de Noronha – 16.01.2013

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s