Brasil: Lula ganha o Troféu Algemas de Ouro, como o mais corrupto do ano

 Renato Onofre (O Globo Online) – Tribuna da Imprensa – Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou 2013 vencendo mais uma eleição. Entre as personalidades mais corruptas de 2012, Lula ganhou com 65,69% dos 14.547 votos válidos o Troféu Algemas de Ouro. Em segundo lugar, com 21,82%, ficou o ex-senador Demóstenes Torres (sem partido) seguido pelo governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), com 4,55%.

Lula ganhou disparado…

Ironicamente, a segunda edição da premiação organizada pelo Movimento 31 de Julho foi marcada pela fraude. Os organizadores detectaram a utilização de um programa de votação automática que criou perfis falsos no Facebook, que direcionou 38% do total de votos (23.557) para candidatos ligados ao PSDB e ao DEM.

A premiação, que aconteceu na tarde deste domingo no Leblon, Zona Sul do Rio, foi marcada pela descontração.

Em clima de carnaval, com máscaras representando os candidatos que disputaram o Algemas de Ouro 2012, os manifestantes elogiaram a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) na condução do julgamento do mensalão e lembraram os feitos “históricos” de cada concorrente.

ELEIÇÕES LIMPAS

Além de Lula, Demóstenes e Cabral, estava no pleito o senador Jader Barbalho (PMDB-PA); os deputados federais Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Paulo Maluf (PP-SP); o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e sua ex-companheira de Esplanada, Erenice Guerra; o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido); e o empresário Fernando Cavendish.

— Depois de eleger poste, o ex-presidente Lula mostra que ainda tem fôlego para ganhar mais eleições daqui para frente. Foram três candidatos que fizeram jus à premiação. Todos eles se destacaram nas páginas do jornal, mas o ex-presidente se sobressaiu. No ano passado, ele foi responsável por um dos momentos mais lamentáveis da história brasileira ao tentar chantagear um ministro do Supremo. Acho que por sua atuação em 2012, e nem quero lembrar de Valérios e Rosemarys, ele mereceu esse troféu e o cheque simbólico de R$ 153 milhões — afirmou Marcelo Medeiros, coordenador do Movimento 31 de Julho.

No último dia 9, os organizadores comunicaram à imprensa e à rede social Facebook — plataforma utilizada para computar os votos — a tentativa de fraude. A denúncia partiu dos próprios eleitores da enquete que perceberam que parte das escolhas foram feitas por perfis falsos, recém-criados no ambiente virtual.

— Não é militância. Se fossem militantes, era válido. O que detectamos foi uma organização criada para fraudar a disputa. Coincidentemente, os votos sempre eram para candidatos da oposição do governo petista e Cabral — explicou Medeiros, que prometeu mudanças na plataforma de computação dos votos na próxima eleição.

Compartilhar – Renato Onofre (O Globo Online) – Tribuna da Imprensa – domingo, 20 de janeiro de 2013 – 19:06

Anuncios

2 pensamientos en “Brasil: Lula ganha o Troféu Algemas de Ouro, como o mais corrupto do ano

  1. Para mim issotudo é mais um meio de atacar o governador Sérgio Cabral Além de colocarem ele para disputar como corrupto, sem terem provas de que ele realemnte seja. Ainda surge esse negócio de fraude e adivinhem… a culpa é do Sérgio de novo.

    • Cara señora, este bloguero debería felicitar al señor gobernador, por contar con una “fan” ta dedicada en su defensa. No conozco al muchacho. Conoci a su padre atraves de las páginas del Pasquim en alguna noche de Bohemia en Rio, llevado por un amigo. Le pido que mire bien quien publicó la materia primero o de donde yo la tomé. Critiqueme por lo que yo firmo con mi nombre completo. Yo posteo lo que me parece interesante para los lectores y para mi. Tengo años suficientes para elegir casi con certeza. Y le doy preferencia a notas relacionadas con la política, con la corrupción, con los pueblos originarios, con el calentamiento global y contra todos aquellos que se manifiestan contra la libertad de pensamiento y expresión, sea quienes sean sin importarme el pedestal en que se sitúan…
      saludos
      enrique cuadrado gambardella

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s